18 Brumário Num Manicômio Qualquer


Um bando de loucos tomou o manicômio, destituiu a diretora e colocou aquele que dizia ser o próprio Napoleão Bonaparte liderando o 18 brumário em seu lugar.

“Verba volant, scripta manent”

Para isto os golpistas resolveram mudar todo o regulamento daquela instituição. E foi assim, dia após dia Napoleão dizia uma asneira e seus iguais gritavam amém. O primeiro ato foi dar à Raposa o cuidado das Galinhas e ao Lobo o pastoreio dos Cordeiros. Ao constatarem que toda a população daquela casa estava supostamente muito sabida determinaram mudança na pedagogia, na verdade, resolveram trocar a pedagogia por qualquer outra coisa. Logo em seguida foi a vez do orçamento ter todo o cuidado daqueles paladinos, doutores da lei e das ciências. Foi determinado que durante vinte anos, não seria gasto nem um centavo a mais com medicamento e alimentação. Também forçaram cada habitante da nova republica a trabalhar mais e por mais tempo. “Bando de vagabundos” devem ter pensado.

Era preciso fazer todas aquelas reformas, e logo. Queriam ficar gravados na memoria das futuras gerações.

Os insatisfeitos eram taxados de loucos enquanto Napoleão seguia ostentando seu chapéu de papel (feito do melhor jornal e posto com força sobre sua cabeça), e conclamando seus fieis seguidores a defenderem com unhas e dentes toda a racionalidade trazida ao sistema.

Em terra de louco, quem tem razão é internado.

Deixe um Comentário